Plano anual
Ed.Infantil (Pré I)
Objetivos
|
Conteúdos
|
Metodologia
|
Avaliação
|
Língua Portuguesa
1. Desenvolver
percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora.
2. Desenvolver
Orientação temporal (começo, meio e fim).
3. Desenvolver
Orientação espacial.
MATEMÁTICA
1.Estimular
o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte,
igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
2.Desenvolver
o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.
3.Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo
Natureza e Sociedade
1. Identificar,
nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua
importância e valor que possui em casa.
2. Desenvolver
socialização.
3. Identificar
os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o
trânsito.
4. Identificar
os meios de comunicação existentes em nosso país.
5. Identificar
diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do
país.
Estimular
o reconhecimento da história Brasileira
ARTES
Estimular
a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
|
Língua Portuguesa
1. Desenho
livre.
2. Labirinto.
3. Pintura.
4. Recorte e
colagem.
5. Traçado
de linhas com movimentos livres e dirigidos.
1. Cor.
2. Forma.
3. Tamanho
4. Detalhes.
5. Complementação
de figuras.
6. Letras
(a, e, i, o, u).
Matemática:
·
Estruturas lógicas:
1.
1.Discriminação (semelhanças e diferenças).
2.
2.Comparação.
3.
3.Identificação.
4.
4.Conjuntos.
5.
5.Correspondência.
6.
6.Cores.
·
7.Tamanho e formas (círculo, triângulo,
quadrado, retângulo).
·
8.Número de
·
9.Medidas:
1.
10.Tamanho de objetos (pequeno, grande,
maior, menor, grosso e fino).
2.
11.Distância entre os objetos (longe, perto).
3.
12.Velocidade (rápido, lento, devagar,
depressa).
4.
13.Massa (leve, pesado).
5.
14.Temperatura (quente, frio).
6.
15.Som (alto, baixo).
7.
16.Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia,
noite, hoje, ontem e amanhã).
Natureza e Sociedade
1. Carnaval.
2. Páscoa.
3. Dia
Nacional do Livro Infantil.
4. Dia do
Índio.
5. Dia do
Trabalho
6. Dia das
Mães.
7. São João.
8. Dia dos
Pais.
9. Dia do
Soldado.
10. Folclore.
11. Independência.
12. Dia da
Árvore.
13. Primavera.
14. Semana do
Trânsito.
15. Dia das
Crianças.
16. Proclamação
da República.
17. Primavera.
18. Dia da
Árvore.
19. Natal e
outros.
2. O corpo
humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).
3. A
natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não
vivos, plantas e animais).
Artes
·
Artes: desenho livre e pintura.
·
Sucata.
Argila e
massinha
|
As aulas serão desenvolvidas numa interação, utilizando –
se dos recursos:
2.Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a-dia da criança,
explicando-a sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos,
brincadeira, histórias e músicas
Matemática:
Natureza e Sociedade
Através
de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o
significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em
questão.
Plantar
mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a
explicação sobre a natureza para o professor
Artes
Apresentação
de argila e massinha
|
Avaliação Geral
No que se refere à avaliação, ela
deve ser entendida como um instrumento de compreensão do nível de
aprendizagem dos alunos em
relação aos conceitos estudados às competências e às habilidades
desenvolvidas. Essa relação deve ser continua para que o educador consiga
perceber os avanços e as dificuldades dos
alunos e, assim reavaliar sua prática e , se for preciso redirecionar suas
ações.
Quanto às avaliações individuais, é
importante observar o desempenho da criança quanto a:
|
Plano anual
Ed.Infantil (Pré II)
Plano anual
1º ano
Objetivos
|
Conteúdos
|
Metodologia
|
Avaliação
|
|
:
Conduzir e orientar o educando para que, até o final do
Estágio 3, atinja os seguintes objetivos:
- Letramento (através do trabalho com os quatro papéis lingüísticos: ler, escrever, ouvir e falar) - Prazer pela leitura através do contato com textos de diferentes portadores - Desenvolvimento do vocabulário e seu uso em atividades orais e escritas; percebendo, valorizando e identificando as funções sociais da língua. - Aquisição da base alfabética (silabação simples) - Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número - Consciência de seu papel de estudante e de agente transformador do meio ambiente - Desenvolvimento de uma imagem positiva de si, da autonomia e da responsabilidade por seus atos, respeitando o próximo, adquirindo confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações. - Situar-se no espaço/tempo através de interação física e social - Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar. - Estabelecer vínculos afetivos de trocas com adultos e crianças fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração. - Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades. - Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade. - Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conser – vação. - Utilizar as diferentes linguagens (corporal,musical,plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos , necessidades e desejos, avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva. |
Português
1º Bimestre :
Vogais maiúsculas e minúsculas
Encontros Vocálicos Alfabetos Maiúsculos e minúsculos Sílabas simples: baleia, cão, dinossauro, foca, gato, hiena, jacaré, leão, macaco, naja. Uso do til Acentos : agudo e circunflexo Sílabas e nº de sílabas Separação de sílabas Substantivos próprios e comuns Leitura interpretativa 2º Bimestre :
Sílabas simples e complexas: pato , rato, sapo, tatu,
vaca,xaréu, zebra, quati, girafa.
Adjetivo Artigos definidos no singular. Substantivos masculino e feminino Formação de frases 3º Bimestre : Sílabas complexas: galinha, pássaro, coelho, besouro, cachorro, cigarra, formiga, esquilo, garça, águia, caracol, onça, pombo.
Obs: da palavra formiga por diante serão dadas duas palavras
por semana.
Artigos definidos e indefinidos. Plural e singular Diminutivo e aumentativo Masculino e feminino Tipos de frases : ( ! ? . ) Leitura interpretativa 4º Bimestre : Sílabas complexas: pl, bl,cl, fl,.. , cr, dr, br, … sons do X, letras mudas.. Sinônimo e antônimo Noções de acentos Plural de palavras terminadas em r, ao, m, l,.. Matemática 1º Bimestre
Conceitos básicos
Numerais naturais até 30. Sinais: = e ≠ , > e < , є e є , U Ordem crescente e decrescente Adição Dezena e meia dezena Sistema de numeração decimal. Unidades, dezenas Dezena exatas
2º Bimestre
Números naturais até 70 Números ordinais Noção de par e ímpar Dúzia e meia dúzia Adição Numerais romanos até X 3º Bimestre
Números naturais até 100
Centena Subtração Nosso dinheiro Linhas e figuras geométricas Formas geométricas 4º Bimestre
Medidas de tempo
Relógio Meses do ano Semanas Medidas de comprimento Metro Medidas de capacidade Litro Medidas de massa Quilograma História 1º Bimestre
O seu nome
Os seus documentos A sua história O povo brasileiro A casa Datas comemorativas 2º Bimestre
A escola
O trabalho As profissões O lazer Datas comemorativas 3º Bimestre
Os meios de transporte
O trânsito Os meios de comunicação Datas comemorativas 4º Bimestre
O tempo
As diferenças ao longo do tempo. Datas comemorativas Geografia 1º Bimestre
O espaço
Os elementos naturais e culturais. A representação do espaço Você e os espaços de vivência Os animais , as plantas e os espaços. A casa 2º Bimestre
A escola
O trabalho O bairro O lazer 3º Bimestre
Os espaços dos meios de transporte.
O trânsito nos diferentes espaços. Os meios de comunicação nos diferentes espaços. 4º Bimestre
Os espaços diferentes ao mesmo tempo
Os mesmos espaços ao longo do tempo. Ciências 1º Bimestre
Terra : Dia e noite Estações do ano.
Seres vivos e elementos sem vida Os animais Animais vertebrados e invertebrados Como nascem e se alimentam os animais. Os animais precisam comer para viver. 2º Bimestre
Classificação dos animais,
Mamíferos, aves, répteis , anfíbios , peixes, Animais domésticos e silvestres Animais úteis e nocivos. Animais ameaçados de extinção. 3º Bimestre
As plantas
As partes de uma planta Jardim , horta e pomar. 4º Bimestre
Corpo humano
Partes do corpo humano As diferentes partes do corpo. Os ossos crescem e nós crescemos com eles. Higiene Nossos alimentos Os órgãos dos sentidos. Água : cuidados com a água. O ar que respiramos .
ARTES VISUAIS
Fazer artístico 1° trimestre - Recorte a dedo e com tesoura - Mosaico - Desenho livre e dirigido - Pintura livre com tinta - Colagem de diversos materiais e dobradura - Pintura a dedo - Uso do pincel, giz e cola - Modelagem com massinha - Pontilhismo (cotonete/tinta) - Projeto : pintor Picasso 2° trimestre - Exposição de trabalhos - Pintura livre com pincel - Modelagem com massinha - Desenho livre e dirigido - Dobradura e recorte - Colagem de diversos materiais - Perfuração e alinhavo - Trabalhos com sucata 3° trimestre - Desenhos livres - Trabalhos com sucatas - Confecção de cartazes e maquetes - Pintura com tinta - Dobradura - Modelagem - Pintura com cola e anilina - Pintura a sopro - Montagem – ficha 26/5 - Alongamento de gravuras APRECIAÇÃO DE ARTES VISUAIS Música 1° trimestre - Discriminar sons do ambiente - Analisar sons diferentes a partir de instrumentos musicais - Canções com expressão corporal - Escuta de obras musicais clássicas - apreciar ( discriminar instrumentos e realizar movimentos ) 2° trimestre - Escuta (de obras musicais da MPB – apreciar e discriminar instrumentos e realizar movimentos ) - Analisar sons diferentes a partir de instrumentos musicais – ficha 02/8 - Canções com expressões corporais - Montagem de uma bandinha 3° trimestre - Assistir filmes com narração musical e conversar sobre os mesmos - Canções com expressões corporais - Sonorização de histórias MOVIMENTO 1° trimestre - Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo (espelho) - Jogos de imitar - Brincadeiras de roda - Danças, ritmos - Pular corda - Atividades que envolvam força - Mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho ) - Atividades para desenvolver a lateralidade 2° trimestre - Pular corda - Atividades que envolvam força - Jogos de imitar - Brincadeiras de roda - Danças, ritmos - Imitação de arranjos feitos (Maria da Glória) com o objetivo de desenvolver habilidades manuais - Expressões faciais ( no espelho) 3° trimestre - Jogos de imitar - Atividades de relaxamento (exercícios imaginários – percepção dos sinais vitais) - Brincadeiras de roda - Danças, ritmos - Atividades para desenvolver a lateralidade - Pular corda - Atividades que envolvam força - Imitar o outro (movimentos, atitudes espelhadas – sombra). |
Português
• Filmes
• Livros infantis • Gibis • Revistas • Músicas • Poesias • Parlendas • Trava-línguas • Caça-palavras • Cruzadinhas • Crachás • Cartazes • Jornal • Histórias • Regras de jogos • Receitas • Listas • Material da sala de aula • Alfabeto móvel • Trabalhos individuais e em agrupamentos, conforme a fase de produção de escrita da criança.
Matemática
• Jogos
• Brincadeiras • Material pedagógico • Carimbos • Dominó • Palitos de sorvete • Jogos • Baralho • Recorte de encartes de supermercados • Culinária • Jogo da velha • Xadrez • Jogo da memória • Botões • Mini-mercado
CIÊNCIAS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA
• Vivências dos alunos
• Vídeos • Pesquisas • Exposições • Jogos e brincadeiras • Passeio pela escola • Conversas • Pesquisas e trabalhos em grupos • Visitas em loco • Revistas e filmes. • Atividades sócio-culturais • Feira de Ciências • Passeios • Cartazes e desenhos |
Português
Avaliação Geral
No que se refere à avaliação, ela deve ser entendida como
um instrumento de compreensão do nível de aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos
estudados às competências e às habilidades desenvolvidas. Essa relação deve
ser continua para que o educador consiga perceber os avanços e as
dificuldades dos alunos e,
assim reavaliar sua prática e , se for preciso redirecionar suas ações.
Quanto às avaliações individuais, é importante observar o
desempenho da criança quanto a:
Raciocínio lógico
• Avaliação diagnóstica, contínua e paralela baseada nas
dificuldades do aluno
• Verificação das atividades diárias
Matemática
• Avaliação contínua, observando e considerando seus
avanços obtidos nas resoluções de raciocínio em situações que lhe serão
apresentadas
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário