domingo, 10 de fevereiro de 2013

Plano anula que achei na net


Plano anual
Ed.Infantil (Pré I)



Objetivos

Conteúdos

Metodologia

Avaliação
Língua Portuguesa

1.      Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora.
2.      Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim).
3.      Desenvolver Orientação espacial.








MATEMÁTICA
1.Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
2.Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.
3.Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo

















Natureza e Sociedade

1.      Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa.
2.      Desenvolver socialização.
3.      Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito.
4.      Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país.
5.      Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país.
Estimular o reconhecimento da história Brasileira


  • Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo.
  • Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura.
  • Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo. 
  • Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos.
  • Nomear e reconhecer diferentes animais.
ARTES
  • Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
  • Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
  • Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  • Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
  • Permitir que a criança seja independente.
  • Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
  • Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  • Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
  • Mante-la ocupada.
  • Levar a criança a participar das atividades de grupo.


Língua Portuguesa
  • Coordenação viso-motora:
1.      Desenho livre.
2.      Labirinto.
3.      Pintura.
4.      Recorte e colagem.
5.      Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.
  • Percepção visual:
1.      Cor.
2.      Forma.
3.      Tamanho
4.      Detalhes.
5.      Complementação de figuras.
6.      Letras (a, e, i, o, u).
  • Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último.
  • Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, mais alto, mais baixo, mais perto e mais longe.
Matemática:

·                   Estruturas lógicas:
1.                1.Discriminação (semelhanças e diferenças).
2.                2.Comparação.
3.                3.Identificação.
4.                4.Conjuntos.
5.                5.Correspondência.
6.                6.Cores.
·                   7.Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
·                   8.Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).
·                   9.Medidas:
1.                10.Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino).
2.                11.Distância entre os objetos (longe, perto).
3.                12.Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).
4.                13.Massa (leve, pesado).
5.                14.Temperatura (quente, frio).
6.                15.Som (alto, baixo).
7.                16.Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).

Natureza e Sociedade


  • Eu/Família/Casa.
  • Escola
  • Meios de Transporte/Trânsito.
  • Meios de Comunicação.
  • Profissões.
  • Datas Comemorativas:
1.      Carnaval.
2.      Páscoa.
3.      Dia Nacional do Livro Infantil.
4.      Dia do Índio.
5.      Dia do Trabalho
6.      Dia das Mães.
7.      São João.
8.      Dia dos Pais.
9.      Dia do Soldado.
10.  Folclore.
11.  Independência.
12.  Dia da Árvore.
13.  Primavera.
14.  Semana do Trânsito.
15.  Dia das Crianças.
16.  Proclamação da República.
17.  Primavera.
18.  Dia da Árvore.
19.  Natal e outros.


2.      O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).
3.      A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).
Artes


·         Artes: desenho livre e pintura.
·         Sucata.
Argila e massinha


As aulas serão desenvolvidas numa interação, utilizando – se dos recursos:

    1.Folhas que promovam o interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com músicas.
   2.Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a-dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas

  • Bingos
  • Dialogo
  • Álbum de fotos
  • Livro didático
  • Cartazes
  • Passeios
  • Desfiles e apresentações
  • Materiais concretos
  • Semáforos –jornais
  • Desenhos livres – cantinho da leitura
  • Teatro – desenhos literários
  • Fantoches – quadro e giz
  • Dedoches – tarefas xerocopiadas
  • Recorte – colagens – exposições
  • Filmes – musicas – poesias
  • Historias
  • Dramatizações
  • Dinâmicas diversas
  • Jogos – brincadeiras
  • Pintura a dedo
Matemática:

  • Através do uso de material concreto e/ou dourado que promovam a discriminação.
  • Através do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas.
  • Através de material concreto que permita a visualização de diferente medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala.








Natureza e Sociedade

Através de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão.

  • Exercícios e atividades que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação. Incentivar também o lavar as mãos, escovar os dentes sempre que necessário, através de músicas e histórias, que despertem o interesse da criança.
Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a explicação sobre a natureza para o professor

Artes


  • Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
  • Material de sucata e criatividade do professor.
Apresentação de argila e massinha
Avaliação Geral
No que se refere à avaliação, ela deve ser entendida como um instrumento de compreensão do nível de aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos estudados às competências e às habilidades desenvolvidas. Essa relação deve ser continua para que o educador consiga perceber os avanços e as dificuldades dos alunos e, assim reavaliar sua prática e , se for preciso redirecionar suas ações.
Quanto às avaliações individuais, é importante observar o desempenho da criança quanto a:

  • Participação
  • Disciplina
  • Atenção
  • Coordenação visual e motora
  • Cooperação
  • Justiça
  • Interesse
  • Desenvolvimento da aprendizagem
  • Higiene
  • Raciocínio lógico.




Plano anual
Ed.Infantil (Pré II)



Objetivos

Conteúdos

Metodologia

Avaliação
Português/ Linguagem
1.      Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança.
2.      Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos.
3.      Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto.
4.      Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.
5.      Preparar o aluno para que fique apto ao processo de alfabetização no Pré – 3º Estágio.
6.      Iniciação as famílias silábicas.


Matemática
1.      Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem.
2.      Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc.
3.      Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
4.      Desenvolver o processo de adição.
5.      Desenvolver o processo de subtração




Natureza e Sociedade


6.      Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa.
7.      Desenvolver socialização.
8.      Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito.
9.      Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país.
10.  Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país.
Estimular o reconhecimento da história Brasileira


  • Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo.
  • Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura.
  • Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo. 
  • Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos.
Nomear e reconhecer diferentes animais




ARTES PLÁSTICAS
  • Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
  • Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
  • Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
1.      Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
2.      Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
Permitir que a criança seja independente.
3.      Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
4.      Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
5.      Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
6.      Mante-la ocupada.
7.      Levar a criança a participar das atividades de grupo.
































Português/ Linguagem
  • Período Preparatório: traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas), desenho livre, labirinto, pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividade gráficas e no caderno pedagógico, etc.
  • Estudo das vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.
  • Encontros Vocálicos: identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos.
  • Estudo do Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva).
Famílias Silábicas: proporcionar aos alunos atividades referentes as famílias silábicas, de forma natural e espontânea, pois terão continuidade no Pré – 3º Estágio




Matemática
  • Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação.
  • Numerais: revisão dos números (0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio.
  • Operação com Números: adição: total até 9.
  • Operação com Números: subtração: total até 9.
  • Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/ atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último, direita/esquerda; identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo, retângulo, quadrado).
  • Medidas: tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito.
  • Fração: inteiro/metade.

Natureza e Sociedade
  • Eu/Família/Casa.
  • Escola
  • Meios de Transporte/Trânsito.
  • Meios de Comunicação.
  • Profissões.
  • Datas Comemorativas:
1.      Carnaval.
2.      Páscoa.
3.      Dia Nacional do Livro Infantil.
4.      Dia do Índio.
5.      Dia do Trabalho
6.      Dia das Mães.
7.      São João.
8.      Dia dos Pais.
9.      Dia do Soldado.
10.  Folclore.
11.  Independência.
12.  Dia da Árvore.
13.  Primavera.
14.  Semana do Trânsito.
15.  Dia das Crianças.
16.  Proclamação da República.
17.  Primavera.
18.  Dia da Árvore.
19.  Natal e outros.


4.      O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).
5.      A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).
Artes
  • Desenho.
  • Pintura.
  • Impressão.
  • Recorte.
  • Alinhavo.
  • Tapeçaria.
  • Colagem.
  • Modelagem.
  • Dobradura.
  • Montagem.
  • Construção.


Português/ Linguagem
  • Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar.
  • Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.
  • Histórias, músicas, vídeo e livros.
  • Atividades com sucatas (ex: embalagens).
  • Jogos, brincadeiras e material pedagógico.



Matemática
1.      Utilizar: figuras, desenhos, cartazes, lousa, material escolar, caderno quadriculado, atividades gráficas.
2.      Confeccionar: cartazes, murais, fichas, números.
3.      Recorte, colagem e pintura.
4.      Atividade com sucatas.
5.      Músicas e histórias.
Jogos, brincadeiras e material pedagógico




Natureza e Sociedade

Através de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão.

  • Exercícios e atividades que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação. Incentivar também o lavar as mãos, escovar os dentes sempre que necessário, através de músicas e histórias, que despertem o interesse da criança.
Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a explicação sobre a natureza para o professor
Artes
1.      Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
2.      Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
3.      Revista, jornal e sucata.
4.      Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
As aulas serão desenvolvidas numa interação, utilizando – se dos recursos:

    1.Folhas que promovam o interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com músicas.
   2.Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a-dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas

  • Bingos
  • Dialogo
  • Álbum de fotos
  • Livro didático
  • Cartazes
  • Passeios
  • Desfiles e apresentações
  • Materiais concretos
  • Semáforos –jornais
  • Desenhos livres – cantinho da leitura
  • Teatro – desenhos literários
  • Fantoches – quadro e giz
  • Dedoches – tarefas xerocopiadas
  • Recorte – colagens – exposições
  • Filmes – musicas – poesias
  • Historias
  • Dramatizações
  • Dinâmicas diversas
  • Jogos – brincadeiras
  • Pintura a dedo
As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos:

• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Livro didático
• Semáforo
• Revistas
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• Bingo
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Passeio
• Alfabeto móvel
• Exposição de objetos
• Relógio móvel
• Fantoches
• Produção de texto
• Roleta
• Colagem recortes
• Apresentações
• Teatro
• Dedoches

Português/ Linguagem
Avaliação contínua e diária através da participação, interesse e execução das atividades feita pelos alunos.
Correção das lições e atividades.
Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades, exercícios gráficos.
Matemática
Avaliação contínua e diária desenvolvendo raciocínio lógico-matemático





Artes

Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação.














Plano anual
1º ano

Objetivos

Conteúdos

Metodologia

Avaliação
:

Conduzir e orientar o educando para que, até o final do Estágio 3, atinja os seguintes objetivos:

- Letramento (através do trabalho com os quatro papéis lingüísticos: ler, escrever, ouvir e falar)
- Prazer pela leitura através do contato com textos de diferentes portadores
- Desenvolvimento do vocabulário e seu uso em atividades orais e escritas; percebendo, valorizando e identificando as funções sociais da língua.
- Aquisição da base alfabética (silabação simples)
- Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número
- Consciência de seu papel de estudante e de agente transformador do meio ambiente
- Desenvolvimento de uma imagem positiva de si, da autonomia e da responsabilidade por seus atos, respeitando o próximo, adquirindo confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
- Situar-se no espaço/tempo através de interação física e social
- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
- Estabelecer vínculos afetivos de trocas com adultos e crianças fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
- Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
- Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
- Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante,
dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conser –
vação.
- Utilizar as diferentes linguagens (corporal,musical,plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e
situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos ,
necessidades e desejos, avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua
capacidade expressiva.

 

Português

1º Bimestre :
Vogais maiúsculas e minúsculas
Encontros Vocálicos
Alfabetos Maiúsculos e minúsculos
Sílabas simples: baleia, cão, dinossauro, foca, gato, hiena, jacaré, leão, macaco, naja.
Uso do til
Acentos : agudo e circunflexo
Sílabas e nº de sílabas
Separação de sílabas
Substantivos próprios e comuns
Leitura interpretativa


2º Bimestre :
Sílabas simples e complexas: pato , rato, sapo, tatu, vaca,xaréu, zebra, quati, girafa.
Adjetivo
Artigos definidos no singular.
Substantivos masculino e feminino
Formação de frases

3º Bimestre :
Sílabas complexas: galinha, pássaro, coelho, besouro, cachorro, cigarra, formiga, esquilo, garça, águia, caracol, onça, pombo.
Obs: da palavra formiga por diante serão dadas duas palavras por semana.
Artigos definidos e indefinidos.
Plural e singular
Diminutivo e aumentativo
Masculino e feminino
Tipos de frases : ( ! ? . )
Leitura interpretativa

4º Bimestre :
Sílabas complexas: pl, bl,cl, fl,.. , cr, dr, br, … sons do X, letras mudas..
Sinônimo e antônimo
Noções de acentos
Plural de palavras terminadas em r, ao, m, l,..


Matemática

1º Bimestre
Conceitos básicos
Numerais naturais até 30.
Sinais: = e ≠ , > e < , є e є , U
Ordem crescente e decrescente
Adição
Dezena e meia dezena
Sistema de numeração decimal.
Unidades, dezenas
Dezena exatas

2º Bimestre
Números naturais até 70
Números ordinais
Noção de par e ímpar
Dúzia e meia dúzia
Adição
Numerais romanos até X

3º Bimestre
Números naturais até 100
Centena
Subtração
Nosso dinheiro
Linhas e figuras geométricas
Formas geométricas

4º Bimestre
Medidas de tempo
Relógio
Meses do ano
Semanas
Medidas de comprimento
Metro
Medidas de capacidade
Litro
Medidas de massa
Quilograma

História

1º Bimestre
O seu nome
Os seus documentos
A sua história
O povo brasileiro
A casa
Datas comemorativas

2º Bimestre
A escola
O trabalho
As profissões
O lazer
Datas comemorativas

3º Bimestre
Os meios de transporte
O trânsito
Os meios de comunicação
Datas comemorativas

4º Bimestre
O tempo
As diferenças ao longo do tempo.
Datas comemorativas

Geografia


1º Bimestre
O espaço
Os elementos naturais e culturais.
A representação do espaço
Você e os espaços de vivência
Os animais , as plantas e os espaços.
A casa

2º Bimestre
A escola
O trabalho
O bairro
O lazer

3º Bimestre
Os espaços dos meios de transporte.
O trânsito nos diferentes espaços.
Os meios de comunicação nos diferentes espaços.

4º Bimestre
Os espaços diferentes ao mesmo tempo
Os mesmos espaços ao longo do tempo.

Ciências

1º Bimestre
Terra : Dia e noite Estações do ano.
Seres vivos e elementos sem vida
Os animais
Animais vertebrados e invertebrados
Como nascem e se alimentam os animais.
Os animais precisam comer para viver.

2º Bimestre
Classificação dos animais,
Mamíferos, aves, répteis , anfíbios , peixes,
Animais domésticos e silvestres
Animais úteis e nocivos.
Animais ameaçados de extinção.

3º Bimestre
As plantas
As partes de uma planta
Jardim , horta e pomar.

4º Bimestre
Corpo humano
Partes do corpo humano
As diferentes partes do corpo.
Os ossos crescem e nós crescemos com eles.
Higiene
Nossos alimentos
Os órgãos dos sentidos.
Água : cuidados com a água.
O ar que respiramos .



ARTES VISUAIS

Fazer artístico

1° trimestre

- Recorte a dedo e com tesoura
- Mosaico
- Desenho livre e dirigido
- Pintura livre com tinta
- Colagem de diversos materiais e dobradura
- Pintura a dedo
- Uso do pincel, giz e cola
- Modelagem com massinha
- Pontilhismo (cotonete/tinta)
- Projeto : pintor Picasso

2° trimestre
- Exposição de trabalhos
- Pintura livre com pincel
- Modelagem com massinha
- Desenho livre e dirigido
- Dobradura e recorte
- Colagem de diversos materiais
- Perfuração e alinhavo
- Trabalhos com sucata

3° trimestre

- Desenhos livres
- Trabalhos com sucatas
- Confecção de cartazes e maquetes
- Pintura com tinta
- Dobradura
- Modelagem
- Pintura com cola e anilina
- Pintura a sopro
- Montagem – ficha 26/5
- Alongamento de gravuras


APRECIAÇÃO DE ARTES VISUAIS

Música

1° trimestre

- Discriminar sons do ambiente
- Analisar sons diferentes a partir de instrumentos musicais
- Canções com expressão corporal
- Escuta de obras musicais clássicas - apreciar ( discriminar instrumentos e realizar movimentos )

2° trimestre

- Escuta (de obras musicais da MPB – apreciar e discriminar instrumentos e realizar movimentos )
- Analisar sons diferentes a partir de instrumentos musicais – ficha 02/8
- Canções com expressões corporais
- Montagem de uma bandinha

3° trimestre

- Assistir filmes com narração musical e conversar sobre os mesmos
- Canções com expressões corporais
- Sonorização de histórias

MOVIMENTO

1° trimestre

- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo (espelho)
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Pular corda
- Atividades que envolvam força
- Mudanças corporais ( de cada criança - características - espelho )
- Atividades para desenvolver a lateralidade

2° trimestre

- Pular corda
- Atividades que envolvam força
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Imitação de arranjos feitos (Maria da Glória) com o objetivo de desenvolver habilidades manuais
- Expressões faciais ( no espelho)

3° trimestre

- Jogos de imitar
- Atividades de relaxamento (exercícios imaginários – percepção dos sinais vitais)
- Brincadeiras de roda
- Danças, ritmos
- Atividades para desenvolver a lateralidade
- Pular corda
- Atividades que envolvam força
- Imitar o outro (movimentos, atitudes espelhadas – sombra).



Português

• Filmes
• Livros infantis
• Gibis
• Revistas
• Músicas
• Poesias
• Parlendas
• Trava-línguas
• Caça-palavras
• Cruzadinhas
• Crachás
• Cartazes
• Jornal
• Histórias
• Regras de jogos
• Receitas
• Listas
• Material da sala de aula
• Alfabeto móvel
• Trabalhos individuais e em agrupamentos, conforme a fase de produção de escrita da criança.


Matemática

• Jogos
• Brincadeiras
• Material pedagógico
• Carimbos
• Dominó
• Palitos de sorvete
• Jogos
• Baralho
• Recorte de encartes de supermercados
• Culinária
• Jogo da velha
• Xadrez
• Jogo da memória
• Botões
• Mini-mercado




CIÊNCIAS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA




• Vivências dos alunos
• Vídeos
• Pesquisas
• Exposições
• Jogos e brincadeiras
• Passeio pela escola
• Conversas
• Pesquisas e trabalhos em grupos
• Visitas em loco
• Revistas e filmes.
• Atividades sócio-culturais
• Feira de Ciências
• Passeios
• Cartazes e desenhos
Português

Avaliação Geral
No que se refere à avaliação, ela deve ser entendida como um instrumento de compreensão do nível de aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos estudados às competências e às habilidades desenvolvidas. Essa relação deve ser continua para que o educador consiga perceber os avanços e as dificuldades dos alunos e, assim reavaliar sua prática e , se for preciso redirecionar suas ações.
Quanto às avaliações individuais, é importante observar o desempenho da criança quanto a:

  • Participação
  • Disciplina
  • Atenção
  • Coordenação visual e motora
  • Cooperação
  • Justiça
  • Interesse
  • Desenvolvimento da aprendizagem
  • Higiene
Raciocínio lógico



• Avaliação diagnóstica, contínua e paralela baseada nas dificuldades do aluno
• Verificação das atividades diárias


Matemática
• Avaliação contínua, observando e considerando seus avanços obtidos nas resoluções de raciocínio em situações que lhe serão apresentadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário